Rua Pará, 255, Centro, Catanduva-SP
08h às 17h (17) 3531-9327

Notícias

O prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, foi eleito, por aclamação, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, no Anfiteatro do Município de Catanduva, sede do órgão. Somente prefeitos presentes tiveram direito de escolha. A etapa marca oficialmente o início das atividades administrativas do consórcio, composto por 19 municípios da região.

Prefeitos que estiveram presentes na Assembléia que elegeu a Diretoria Executiva, Conselho Curador e nomeou Diretora Administrativa

O objetivo da iniciativa sem fins lucrativos é uma alternativa para enfrentar problemas da gestão da saúde pública, pois permite por meio de ações conjuntas dos municípios consorciados que sejam alcançados objetivos em comum, possibilitando soluções de problemas, proporcionando mais qualidade ao serviço oferecido à população e dividindo custos entre as cidades que utilizam-se das mesmas estruturas.

Na reunião, o prefeito de Catanduva anunciou que o município assumirá responsabilidade de 50% dos custos operacionais do Centro Administrativo do Consórcio. Os outros 50% serão divididos pelos outros municípios com base no percentual que sua população representa.

Mesa na Assembleia -
Ronaldo - Secretario de saúde de Catanduva - Presidente do Conselho Curador do CONSIRC
Afonso Macchione - Prefeito de Catanduva - Presidente do CONSIRC

Viviane Palma - Diretora Administrativa CONSIRC

Posteriormente, os envolvidos farão repasses referentes à demanda de serviços que serão contratados, de acordo com a necessidade de cada um.

Atualmente, a maior parte da demanda dos atendimentos regionais, está centralizada em Catanduva, que não recebe verba para gerir os serviços. Com o consórcio, os custos serão rateados. O Samu é apontado como o atendimento de maior interesse entre os municípios.

O Presidente afirma que irá se empenhar para conseguir avanços significativos na área da saúde, por meio de sua atuação no consórcio. Para ele, com a gestão feita em grupo será possível minimizar os custos e oferecer atendimento de qualidade.

“Espero contribuir para o desenvolvimento desta iniciativa. Todos nós (municípios) passamos por dificuldades financeiras, mas temos que fazer valer esse trabalho para que possamos ter melhorias no atendimento. Sou otimista e, juntos, vamos trabalhar muito para que os resultados aconteçam”, ressaltou.

Na reunião também foram definidos os demais integrantes da diretoria do consórcio. O conselho curador será composto por secretários e coordenadores de saúde de cada municipio, tendo sido eleito presidente o secretário de Saúde de Catanduva, Ronaldo Carlos Gonçalves Junior.

Para ele, o consórcio é um meio legal, transparente e organizado de atender a demanda na área da saúde de forma regionalizada. “Temos que pensar em crescer regionalmente na área da saúde. A união dos municípios é uma possibilidade viável para que essa realidade aconteça”, destacou.

Presenças
A reunião foi conduzida pelo advogado João Alberto Robles, integrante dos consórcios de Jales (Consirj) e Santa Fé do Sul (Consagra) que está auxiliando na implantação do Consirc. Também participou, orientando os prefeitos, o coordenador administrativo do Consirj, Norberto Pellizzon. Também marcaram presença alguns vereadores e representantes do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS).

Eleitos
A diretoria do Consirc terá mandato de dois anos:

Conselho de Prefeitos
Presidente: Afonso Macchione Neto – prefeito de Catanduva