Rua Ceará, 886 – Centro – Catanduva-SP
(17) 3531-9780 Webmail Holerite On-Line

Notícias

O Samu Regional de Catanduva no dia sete de fevereiro iniciou capacitação a professores e funcionários das escolas municipais de sua área de abrangência. O intuito é que todos os profissionais tenham conhecimentos básicos de primeiros socorros, cumprindo assim exigências da Lei nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas.

A ideia do projeto de lei surgiu por motivação da mãe do Lucas com objetivo de evitar mortes como a que vitimou seu filho. O pequeno Lucas faleceu com a idade de 10 anos após se engasgar com um pedaço de salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar. O menino estudava numa escola na cidade de Campinas e a sua vida poderia ter sido salva caso houvesse o conhecimento básico de primeiros socorros enquanto o serviço médico não chegava ao local.

O objetivo é que os funcionários saibam como agir em uma eventual emergência em prol da vida da criança enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local. Nenhum profissional da educação precisa ser perito em primeiros socorros, o curso vem como um complemento assistencial, de forma que a criança tenha o risco eliminado ou reduzido enquanto chega a assistência médica especializada. Mesmo após sair do risco, a criança deve ser levar para o hospital mais próximo, a fim de anular quaisquer tipos de complicações momentâneas ou futuras.

Ainda segundo a Lei as escolas ainda deverão contar obrigatoriamente com um kit de primeiros socorros. Este deverá estar de acordo com as determinações das entidades especializadas em atendimento emergencial. A Lei Lucas é obrigatória, as instituições de ensino serão fiscalizadas e as que não cumprirem com a determinação, punida.

Foram capacitados 60 profissionais entre professores e funcionários no município de Elisiario. Nos próximos dias, o treinamento estará sendo realizado em outros municípios.

• Equipe do SAMU com alguns profissionais capacitados

• Equipe realizando demonstração

• Profissionais sendo orientados na realização dos procedimentos

Site Desenvolvido por