O SAMU deve ser acionado em situações de urgência e emergência, quando houver risco de vida para a pessoa ou outras pessoas ao redor. Aqui estão algumas situações em que é apropriado chamar o SAMU:
Parada cardiorrespiratória: Se alguém estiver inconsciente, não estiver respirando ou não tiver pulso, é uma emergência médica e o SAMU deve ser acionado imediatamente.
Acidentes graves: Em casos de acidentes de trânsito, quedas de nível, queimaduras extensas, entre outros, o SAMU pode ser necessário para prestar atendimento emergencial.
Dificuldade respiratória: Se alguém estiver com falta de ar intensa, sufocando ou apresentando sinais de insuficiência respiratória, é importante chamar o SAMU.
Infarto ou suspeita de AVC: Em casos de dor no peito intensa, formigamento no rosto ou em um dos braços, dificuldade de fala, entre outros sintomas de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), o SAMU deve ser acionado.
Convulsões: Se alguém estiver tendo convulsões prolongadas ou repetidas, é necessário chamar o SAMU.
Trabalho de parto em situações de risco: Se uma mulher estiver em trabalho de parto e houver complicações, como sangramento excessivo ou outros sinais de emergência, o SAMU deve ser acionado.
Intoxicação grave: Em casos de intoxicação grave por substâncias químicas, medicamentos ou outras substâncias, o SAMU pode ser necessário.
Agressões graves: Em situações de ferimentos causados por agressões por arma branca ou arma de fogo, é importante chamar o SAMU para receber atendimento médico urgente.